Guincho na Av. dos Bandeirantes

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GUINCHO AV. DOS BANDEIRANTES

 

 

Av. dos Bandeirantes

São Paulo - SP

 

Avenida dos Bandeirantes

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Disambig grey.svg Nota: Para outros significados relacionados a Bandeirantes, veja Bandeirantes (desambiguação).

Avenida dos Bandeirantes
 Brasil

Vista aérea da via

Nomes anteriores Estrada da Traição
Inauguração ca. 1970 (50 anos)
Extensão 6.010
Início Marginal Pinheiros
(Ponte Eng. Ary Torres)
Subprefeitura(s) PinheirosVila MarianaSanto Amaro e Jabaquara
Distrito(s) Itaim BibiMoemaCampo BeloSaúde e Jabaquara
Bairro(s) Itaim BibiVila OlímpiaMoemaCampo BeloBrooklinPlanalto Paulista e Jabaquara
Fim Avenida Afonso D'Escragnolle Taunay

Avenida dos Bandeirantes é uma das mais importantes avenidas do município de São Paulo, servindo como uma das principais vias de acesso ao Aeroporto de Congonhas, bem como ligação entre a Marginal Pinheiros e as rodovias Anchieta e Imigrantes. A avenida possuía grande tráfego de caminhões devido ao fluxo de exportação que escoa pelo porto de Santos, entretanto, a partir de agosto de 2010, a circulação desses veículos na via foi restrita somente ao período noturno.

A avenida tem também a função de delimitar a área chamada de centro expandido, marcando o limite sul da região.

A Avenida dos Bandeirantes originalmente chamava-se Estrada da Traição e foi construída sobre o leito canalizado do Córrego da Traição que se estendia do Planalto Paulista até o rio Pinheiros, desaguando onde hoje é a Usina Elevatória de Traição (daí o seu nome).

Índice

Restrição[editar | editar código-fonte]

Em 28 de julho de 2010, foi anunciada a proibição da circulação de caminhões na via durante a semana, entre as 5 e 21h. A medida tem por objetivo alivar o trânsito da cidade e incentivar a utilização do recém inaugurado trecho sul Rodoanel, criado exatamente com o propósito de retirar os grandes veículos de carga do trecho urbano da cidade.[1]

O maior responsável pelo excessivo trânsito de caminhões na região é a ausência sistemática do poder público em incentivar e investir no transporte ferroviário, notadamente no trecho Santos/São Paulo.[2][3][4]

Incêndio de Viaduto sobre a Avenida dos Bandeirantes[editar | editar código-fonte]

Em 13 de fevereiro de 2016, a estrutura do viaduto da Avenida Santo Amaro, que passa sobre a Avenida dos Bandeirantes, construído em 1969, foi danificada por um incêndio ocorrido após acidente de trânsito envolvendo duas carretas.[5] A Prefeitura chegou a cogitar sua demolição,[6][7] a um custo estimado de quarenta milhões de reais.[8] Doze dias depois, em 25 de fevereiro, o viaduto foi reaberto para o tráfego de ônibus; em 3 de março, para o tráfego de táxis;[9] e em 6 de setembro, para o tráfego geral.[10]

Trajeto[editar | editar código-fonte]