Guincho na Vila Pirituba

Home / Guincho na Zona Oeste / Guincho na Vila Pirituba

Serviço de Guincho e Reboque 24 Horas na Vila Pirituba  Zona Oeste de São Paulo , Plataforma para Auto Socorro de Veículos , Carro , Moto , Caminhões , Maquinas etc , Atendimento Rápido na Região ,  Aceitamos Cartões Emitimos Nota Fiscal.         

GUINCHO VILA PIRITUBA 24 HORAS  

  

 

 

Pirituba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pirituba é um distrito situado na Zona Noroeste do município de São Paulo, no Brasil. O bairro está localizado próximo de vias como a Marginal TietêRodovia dos Bandeirantes e Rodovia Anhanguera, faz divisa com os bairros da LapaJaraguá e Freguesia do Ó.

Topônimo

A origem do seu nome é o resultado da justaposição das palavra tupis pi'ri ("junco")[1] e tyba ("ajuntamento")[2]. Significa, portanto, "ajuntamento de juncos". Na região, havia uma lagoa denominada Pirituba, resultante de um dos braços do Rio Tietê, que passa próximo.

Características socioeconômicas

Algumas pessoas que não conhecem o bairro de Pirituba indagam, erroneamente, de que se trata de uma região carente de classes média baixa e baixa, e apesar de existirem áreas carentes na região, sendo elas, sobretudo, as áreas mais periféricas que fazem limite com os distritos da Brasilândia e Jaraguá, elas não representam uma maioria. O índice de desenvolvimento humano do bairro é considerado "elevado" estando na 54º posição dentre os bairros da cidade de São Paulo. Em geral a região apresenta boa infraestrutura e qualidade de vida, a exemplo dos últimos anos em que o bairro passou por uma crescente valorização imobiliária onde o metro quadrado passou a girar em torno dos R$ 6.640[3]. Da mesma forma o bairro abriga bairros de classe alta como City América, City Pinheirinho, Anastácio, entre outros. Sendo assim o bairro abriga todas as classes sociais, embora a classe média seja a predominante.

Índices de violência

Pirituba não está na lista dos distritos do município de São Paulo com os maiores índices de violência. De acordo com o mapa da violência em São Paulo do site G1[4], de 2014, Pirituba possui uma taxa de 6 homicídios por 100 mil habitantes. Segundo esta pesquisa, esta taxa chega a ser inferior às de distritos como Casa VerdeBelémTatuapéMorumbiPerdizesIpiranga e Alto da Mooca. No ranking apresentado, onde constam 93 distritos paulistanos, Pirituba aparece na 71º posição.

Em levantamentos feitos pela revista Exame, como o de 2015, onde apontam os bairros com taxas de homicídios intoleráveis[5], e outro levantamento de 2014, que indica aqueles que apresentam os maiores índices de roubo[6], lideram bairros como BrásCapão RedondoParelheirosCampo Limpo e Vila Brasilândia, já o distrito de Pirituba nem sequer aparece na lista.

História

Estação de Pirituba construída pela companhia Inglesa Railway

A região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos, tem uma população de aproximadamente 437,5 mil habitantes, em uma área de 54,7 km². Está localizado na zona norte da cidade. Sua origem no século XIX deve-se à existência de grandes fazendas de café, sendo as principais: a fazenda Barreto, de propriedade do médico resendense Luiz Pereira Barreto, a Fazenda do brigadeiro Tobias e a Fazenda Jaraguá. Com grande influência política dos fazendeiros e a grande importância do café, construíram a estação para receber os carregamentos que se destinavam ao porto de Santos.

O nome de Pirituba é o resultado da palavra "piri", que significa vegetação de brejo e com o aumentativo "tuba", que na língua tupi significa "muito". Pirituba tem como referência histórica a inauguração da Estação de Trem em 01 de fevereiro de 1885.

A Fazenda Barreto, com a morte do seu proprietário em 1922, foi partilhada entre seus herdeiros. Nesse mesmo ano foi loteada a primeira partilha da Fazenda e em 1926 foi loteada a segunda partilha. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação, vieram a se constituir no núcleo principal de desenvolvimento do bairro. Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas dando lugar a formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.

O Parque São Domingos tem sua origem nas fazendas do Coronel Anastácio de Freitas Trancoso, que cultivava cereais, café e chá. Com a morte do coronel em 1839, seus descendentes venderam, em 1856, a fazenda ao Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e à sua mulher Domitila de Castro, a marquesa de Santos.

Em 1917 a Companhia Armour do Brasil compra as fazendas Anastácio e Capuava. A partir de 1950, parte das terras são loteadas pela Novo Mundo Investimentos Ltda, que as adquiriu da Cia Armour, dando origem ao Parque São Domingos. O nome do bairro é em homenagem ao santo católico, São Domingos Sávio.[7]

Quando a estação de trem de Pirituba foi instalada em um pedaço de zona rural, em 1885, a história do povoado começou a tomar corpo. Durante muito tempo, a paisagem consistia basicamente de cafezais, pastos e matas. Com o progresso do café, viriam as indústrias e os novos moradores, entre eles muitos imigrantes italianos, japoneses, espanhóis, ingleses, russos, holandeses e húngaros.

Castelinho de Pirituba na Rua Maestro Arturo de Angelis, 190 - Vila Comercial, São Paulo - SP

 

Mina de ouro no Pico do Jaraguá

Nem mesmo um sinalzinho desse povoado existia no século XVI, provavelmente, quando no Pico do Jaraguá os exploradores descobriram a primeira mina de ouro do Brasil (antes mesmo de Minas Gerais).

Área rural[editar | editar código-fonte]

No início do século XIX, porém, a área em que se desenvolveu o distrito e o bairro de Pirituba já era ocupada pela Fazenda Anastácio, onde havia plantações de café e de chá. Moravam na região cerca de 250 pessoas. Mais adiante, essa mesma fazenda seria comprada pelo brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e sua mulher, Domitila de Castro – a Marquesa de Santos. Eles provavelmente mudaram o nome para Fazenda Tobias.

A estação de trem

A influência dos fazendeiros fez com que, em 1885, fosse inaugurada a estação de Pirituba da São Paulo Railway, pela qual eram transportados imigrantes e carregamentos de café. Ela existe até hoje (linha 7, rubi, da CPTM) e marcou a origem da vila, que parou de crescer em sua decadência.

Terras fatiadas

No começo do século XX, as terras da Fazenda Anastácio foram divididas. A Cia. Armour do Brasil ficou com o pedaço da plantação de chá e café. Depois ela as venderia para a investidora Novo Mundo, que daria origem aos bairros de São Domingos até hoje confundidos com os de Pirituba. O desenvolvimento de Pirituba propriamente dito surgiria pelas mãos da Cia. City de Desenvolvimento, que ficou com a área destinada à criação de gado e a loteou, atraindo moradores e fábricas para a região.

Fábricas

A partir de 1898, instalaram-se no povoado a Fábrica de Colla Paulista, a Cia. Armour do Brasil, a Fiat-Lux, o Lanifício Pirituba, a Cia. Anglo Brasileira de Indústria de Borracha, a Gessy-Lever e a Refinações de Milho Brasil (da marca Maizena). Boa parte dos moradores têm suas histórias de vida até hoje diretamente ligadas à industrialização do bairro.

Curiosidades

  • Casa de Nassau na Av. Raimundo Pereira de Magalhães

    Possui um dos clubes holandeses mais tradicionais de São Paulo, a Casa de Nassau.
  • Em 1988 surgiu o São Paulo Athletic Club, time de rúgbi formado pelos ingleses que trabalhavam na construção da Estação Pirituba. O time é o mais antigo do município e tinha como um de seus sócios o Charles Miller, paulistano nascido no bairro do Brás e considerado o pai do futebol no Brasil.
  • Nos anos 40 foi construído o Cine São Luiz, um dos cinemas de bairro mais renomados do município de São Paulo na época. O local passou por algumas mudanças e em 1991 se tornou a Paradise, casa noturna onde ocorriam diversas festas de Flash House, e que já não existe mais. Outra casa importante na região foi o Piritubão,[8] que ficou conhecido nos anos 80 devido aos seus bailes e shows. Algumas bandas conhecidas pelo grande público, como o Titãs e o Ultraje a Rigor, fizeram apresentações no Piritubão no início de suas carreiras.

Demografia

Evolução demográfica do distrito de Pirituba [9]

 

Localização

Pirituba está localizado na região noroeste da cidade de São Paulo. Há órgãos da Prefeitura de São Paulo[10] que classificam o bairro como pertencente à zona norte do município, entretanto é costume referir-se ao bairro como pertencente a zona oeste, devido a sua proximidade geográfica e histórica.

Sua área é extensa. Os primeiros bairros do distrito, tais como o Piqueri e o Jardim Iris, estão localizados às margens da Marginal Tietê, nas proximidades da Ponte do Piqueri e a poucos metros do prédio da Policia Federal, na Lapa. Estes estão localizados na divisa do distrito com os bairros Vila ArcadiaLapa de Baixo e Água Branca, localizados nos distritos da Freguesia do Ó, da Lapa e da Barra Funda, respectivamente. Dessa forma, possui acesso privilegiado, tendo em vista as saídas à Marginal TietêRodovia dos Bandeirantes, entre outros. Possui fácil acesso a região central de São Paulo pelas inúmeras linhas de ônibus e a estação de trem da linha 7 Rubi.

 

Transporte público

O distrito abriga três estações de trem da Linha 7 - Rubi da CPTM: Piqueri, Pirituba e Vila Clarice, sendo que a estação Pirituba está localizada ao lado do Terminal Pirituba de ônibus.

A estação Vila Clarice está no projeto da linha 6 do Metrô que pretende construir estações no bairro, na rodovia dos Bandeirantes e na própria Vila Clarice além de outras duas estações.

O Terminal Pirituba de ônibus é um dos mais importantes de São Paulo e possui linhas ligando o distrito a diversas áreas do município como LapaPinheirosItaim BibiVila OlímpiaVila MarianaZona Central de São PauloJaraguá, entre outros.

  • As estações Piqueri, Pirituba e Vila Clarice pertencem à Linha 7 - Rubi da CPTM.

Lazer e áreas verdes

Segundo o jornal O Estado de São Paulo[11], Pirituba é o 2º bairro mais verde de São Paulo. A região abriga diversas áreas de lazer que possuem infraestrutura propícia para práticas esportivas. Algumas possuem pistas de cooper e de bicicleta, equipamentos para auxílio de exercícios, quadras esportivas, lagos, entre outros, estão entre os principais os parques Cidade de Toronto, Jacintho Alberto, Jardim FelicidadeRodrigo de Gásperi e São Domingos.

Além disso, o Parque Estadual do Jaraguá, onde está localizado o Pico do Jaraguá, encontra-se na área compreendida pela subprefeitura Pirituba/Jaraguá. E apesar da histórica falta de investimento por parte da prefeitura do município e do Estado, recebe um número alto de visitantes, inclusive de estrangeiros, que buscam principalmente as trilhas do parque como as do Pai Zé, do Silêncio, da Bica e do Lago. O parque possui uma rica área verde e biodiversidade, além de possuir algumas poucas áreas para realização de esportes e um mirante com vista para a área metropolitana da cidade.

Bairros do distrito e suas características

Piqueri e Jardim Íris

Trata-se da parte inicial do distrito. Esta área está localizada às margens da Marginal Tietê. É uma das áreas de Pirituba com maior número de edifícios residenciais. A predominância é de casas e condomínios de classe média e algumas áreas limítrofes mais carentes. O Tietê Plaza Shopping e a Estação Piqueri da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão localizados na divisa dos dois bairros. "Piqueri" é um termo de origem tupi antiga que significa "rio dos peixes miúdos", através de composição de pikyra (peixe miúdo) e 'y (rio).[12]

Chácara Inglesa, Jardim Felicidade e Jardim São Ricardo.

São localizações caracterizadas por uma boa infraestrutura. Algumas de suas características são a arborização, residências de classes média e média alta e a preservação de áreas verdes, como a que localiza-se ao lado do Parque Jardim Felicidade. Essa área é predominantemente horizontal, mas abriga alguns edifícios na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Possui um grande número de instituições de ensino, sobretudo particulares, desde o ensino infantil até o superior, além de escolas de idiomas. Uma das entradas da Estação Pirituba da CPTM está na Chácara Inglesa. Um dos clubes holandeses mais tradicionais de São Paulo, a Casa de Nassau, está localizada nessa área.

Vila Pereira Barreto e Vila Bonilha

Trata-se de uma das partes mais antigas de Pirituba, assim como a Chácara Inglesa. A Vila Pereira Barreto abriga o antigo Shopping Pirituba. Possui uma quantidade expressiva de estabelecimentos comerciais, além de bancos e clínicas médicas, o que torna essa área uma das mais movimentadas da região. Até o início dos anos 2000, a predominância era da classe média, porém, nos últimos anos, a Vila Pereira Barreto recebeu uma grande quantidade de moradias de classe média alta, entre edifícios e casas-padrão devido a alta valorização da região. Possui algumas áreas carentes principalmente às margens da linha ferroviária que compreende a Linha 7 da CPTM

Planta da Villa Dr. Pereira Barreto.

Bairros próximos: Vila Maria Trindade; Jd. São José; Vila Florentina; Vila Genioli;

Vila Comercial, Jardim Líbano e City Pinheirinho

Esta área é margeada pela Avenida Mutinga. Está próxima à Estação Pirituba e ao Terminal de Ônibus. No Jardim Líbano e na Vila Comercial, a predominância é de casas de médio padrão. O City Pinheirinho, por sua vez, é uma zona residencial de alto padrão, e possui algumas ruas semi-fechadas. É nessa área onde está localizado o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo.

Jardim Cidade Pirituba, Vila Zatt e Vila Mirante

É no início do Jardim Cidade Pirituba que está localizado o Terminal Pirituba de ônibus, nos limites do bairro com a Chácara Inglesa, Jardim Líbano e Vila Pereira Barreto. O Jardim Cidade Pirituba é divido em duas partes pela Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. A primeira parte, nas proximidades do Parque Jacintho Alberto, há moradias de alto padrão. A outra parte do bairro, localizada do outro lado da avenida, abriga algumas residências de classe média e outras mais carentes. A Vila Zatt também possui um parque, o Rodrigo de Gásperi, localmente conhecido como Parque da Área Verde. Na Vila Zatt e Vila Mirante há um mescla maior de residências de classe média e média baixa, além de algumas áreas carentes com a presença de pequenas comunidades. .

Bairros próximos: Vila Nossa Sra. do Retiro; Vila Santo Antônio; Vila Barreto;

Jardim Paquetá, Vila Renato e Canta Galo.

Trata-se da área mais carente da região com a presença de algumas favelas. Faz limite com alguns bairros do distrito da Brasilândia como o Jardim Paulistano.

Bairros próximos: Jd. José Maria; Jd. Sidney; Jd. dos Cunhas; Jd. Maggi; Jd. Nossa Sra. Aparecida; Jd. Vitória; Vila Hermínia; Jd. São Jorge; Vila Regina;

Vila Pirituba, Jardim Santa Mônica e Vista Verde

Essa área localiza-se do outro lado da Rodovia dos Bandeirantes. Uma de suas principais vias é a Avenida Agenor Couto de Magalhães, que da acesso ao bairro do Jaraguá. A predominância é da classe média, embora no Jardim Santa Mônica encontrem-se algumas comunidades favelizadas. O Vista Verde se destaca entre seus vizinhos por possuir melhor infraestrutura.

Bairros próximos: Jd. Monte Alegre; Vila Itapeva; Vila Morais; Vila Cachoeira; Vila Boaçava;

Jardim Regina, City Recanto Anastácio e Vila Clarice.

Assim como a Vila Pirituba, esses bairros possuem acesso pela Avenida Agenor Couto de Magalhães e estão próximos ao Jaraguá. É nesta área que está localizada a Estação Vila Clarice da CPTM. A predominância é de moradores da classe média, embora o City Recanto Anastácio abrigue em suas ruas semi-fechadas moradias de alto padrão.

São Domingos

O bairro de São Domingos é comumente mencionado como parte integrante de Pirituba. No próprio site da Prefeitura de São Paulo, o bairro-jardim City América, e seu maior ponto turístico, o Parque Cidade de Toronto, localizados em São Domingos, são apresentados como pertencentes à região de Pirituba[13].

Isso ocorre, entre outros fatores, pois:

  • O distrito se originou das mesmas fazendas que foram loteadas na região no século XX e ainda faz parte da mesma subprefeitura;
  • Os moradores do distrito, em geral, afirmam morar em Pirituba;
  • Seus comércios e condomínios geralmente têm suas localizações classificadas como Pirituba;
  • A Feira de Artes do Fórum de Cultura de Pirituba[14] ocorre no Parque São Domingos, localizado no bairro homônimo;
  • A extensa Rua Joaquim de Oliveira Freitas, uma das principais da região, localizada na Vila Mangalot, em São Domingos, é comumente chamada pelo seu antigo nome: Rua Pirituba.

Esporte, Música e Televisão

Pirituba foi berço de alguns artistas e esportistas que se destacaram no Brasil e no exterior.

Esporte

Leandro Mateus Barbosa, conhecido por Leandrinho no Brasil, jogador de basquete campeão da NBA e ala do Golden State Warriors, cresceu em Pirituba[15]. Foi no Parque Rodrigo de Gásperi, na Vila Zatt, que Leandrinho deu seus primeiros passos no basquete.

Outro talento que surgiu em terras Piritubanas foi Sérgio Dutra Santos, o Escadinha, conhecido por ter sido líbero da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino durante vários anos e considerado por muitos como o melhor líbero da história, com suas defesas difíceis e precisas.

Música

O grupo Pollo nasceu em território Piritubano. Em 2011, o primeiro hit do grupo foi lançado: "Piritubacity". Na letra, o grupo já mencionava o contraste social causado pela presença de áreas nobres e carentes na região. "Tem casa humilde de maderite, tem mansão e os grafite. Aqui é tudo misturado. Isso é Piritubacity". O grupo, nos anos seguintes, se destacou ainda mais nas rádios e na televisão. A canção "Vagalumes" foi uma das músicas mais pedidas pelas rádios segundo a Brasil Hot 100 Airplay e ainda ganhou destaque na trilha sonora da telenovela exibida pela Rede Globo, "Sangue Bom".

O cantor e compositor de música pop Ivo Mozart, que também participa da música "Vagalumes" do Pollo, também cresceu em Pirituba. Atualmente possui 3 álbuns, sendo eles: "Ivo Mozart (2011)" lançado de forma independente, "Ivo Mozart (2013)" lançado pela gravadora Radar Records e "29 (2015)", pela gravadora Deckdisc.

Um dos maiores destaques é o grupo de rap RZO, que surgiu na década de 80 e é uma das maiores influências desse cenário no Brasil. Eles surgiram de áreas favelizadas da região, nos bairros Jardim Paquetá e Vila Mirante, onde a qualidade de vida era precária. Suas letras retratam a desigualdade, o desamor e a violência urbana presentes nas periferias. O grupo foi responsável por apresentar ao mercado artístico a cantora Negra Li, crescida na Brasilândia, e o falecido rapper Sabotage, que morava na Zona Sul de São Paulo e costumava ir à Pirituba de ônibus para ensaiar com o RZO.

Televisão

Pirituba também abrigou o ator e apresentador Luigi Baricelli[16], que possui em seu currículo novelas como "Laços de Família" (2000-2001) e "A Padroeira" (2001-2002), além de já ter apresentado o programa 'Video Show' da TV Globo.

Na lista de moradores conhecidos do grande público também constam Jackeline Petkovic, que ficou famosa no final dos anos 90 por apresentar o programa infantil do SBT 'Bom Dia & Cia', e o ator Henrique Ramiro, que interpretou o Menino Bruxo na temporada de 2002 da série 'Sítio do Picapau Amarelo' e o personagem Lucas na novela "O Profeta" (2006), ambas da Rede Globo.

Principais Vias

As principais vias que ligam o distrito de Pirituba são:

  • Via Anhanguera: importante rodovia de São Paulo, passa pelos distritos de Pirituba, São DomingosVila JaguaraJaraguáPerus e Anhanguera. Importante via de ligação ao Centro, LapaVia Professor Simão Faiguenboim e regiões metropolitanas de São Paulo como OsascoCaieirasCajamar, entre outras.
  • Rodovia dos Bandeirantes: importante via de ligação em São Paulo passando pelos distritos de Pirituba, Jaraguá, Perus e Anhanguera. É paralela à Via Anhanguera.
  • Avenida Raimundo Pereira de Magalhães: inicia-se no distrito da Lapa, terminando na divisa de São Paulo com o município de Caieiras. Liga Pirituba ao distrito da Lapa, à Via Professor Simão Faiguenboim, passa pelos subdistritos de Piqueri, Chácara Inglesa, Parque Jardim FelicidadeVila ZattParada de Taipas, Jardim Rincão, Shangrilá entre outros, também liga Pirituba aos distritos de Jaraguá, Anhanguera e Perus. Nela, localiza-se o Terminal Pirituba, a Estação Pirituba e o Hospital Psiquiátrico Pinel. É uma das maiores avenidas de São Paulo, com quase vinte quilômetros de extensão.
  • Avenida General Edgar Facó: inicia-se no bairro do Piqueri (pertencente ao distrito de Pirituba) e é limite com o distrito de Freguesia do Ó. Tem cerca de 2,6 km e faz parte do corredor Pirituba-Lapa-Centro. Importante via de ligação ao centro, ponte do Piqueri e à Marginal Tietê.

O bairro é rico em praças, parques e tem um comércio com grande diversidade, prova disso são os portais eletrônicos de empresas da região.

  • Avenida Paula Ferreira: inicia-se no distrito da Freguesia do Ó e termina no distrito de Pirituba, quando liga-se à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Tem cerca de 3,6km a partir do distrito de Freguesia do Ó e é via de importante acesso para os bairros do Piqueri, Vila Bonilha e Vila Pereira Barreto. Localizam-se, nela, a Estação Pirituba, o Shopping Pirituba e o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó.
  • Avenida Mutinga: inicia-se em Pirituba e termina no município de Osasco. Tem cerca de 5,5km e passa pelos distritos de Pirituba, São Domingos e Vila Jaguara, terminando no subdistrito de Remédios.
  • Avenida Elísio Cordeiro de Siqueira: antiga Avenida Um, liga os distritos de Pirituba, São Domigos e Vila Jaguara.
  • Avenida Doutor Felipe Pinel: liga Pirituba aos distrito de Jaraguá.
  • Avenida Elísio Teixeira Leite: tem cerca de 7,2km e abrange os distritos de Freguesia do Ó, Pirituba, Jaraguá e Brasilândia.

Outras vias importantes são: Avenida Alexios Jafet, Estrada São Paulo-Jundiaí, Avenida Chica Luisa, Estrada de Taipas, Avenida Miguel Castro, Avenida Cabo Adão Pereira, Avenida Benedito de Andrade, Avenida Fuad Lutfalla, Rua Manoel Barbosa e Rua Guerrino Giovanni Leardini.

Pontos Turísticos/históricos

Vista do Pico do Jaraguá, a partir de Pirituba

  • Hospital Psiquiátrico Pinel - localizado em uma área verde, bonito por sua característica arquitetônicas;
  • Casarão do Anastácio - considerado patrimônio arquitetônico do bairro e tombado pelo patrimônio histórico;
  • Fritz Dobbert - fábrica de pianos desde 1956 no bairro.
  • Castelinho de Pirituba - construído em 1927, foi residência do superintendente da Estrada de Ferro São Paulo Railway. É patrimônio histórico e arquitetônico do bairro.
  • Casa de Nassau (Sociedade Holandesa de São Paulo) - inaugurada em 1957, a Casa de Nassau é um clube que pertence a Sociedade Holandesa de São Paulo. Declarado como área de utilidade pública.