Guincho no Caxingui

Home / Guincho na Zona Oeste / Guincho no Caxingui

Serviço de Guincho e Reboque 24 Horas no Caxingui Zona Oeste de São Paulo , Plataforma para Auto Socorro de Veículos , Carro , Moto , Caminhões , Maquinas etc , Atendimento Rápido na Região ,  Aceitamos Cartões Emitimos Nota Fiscal.         

  

GUINCHO CAXINGUI 

 

Caxingui

São Paulo - SP

 

 

Meu Caxingui

Autor(a): Francisco Lemmi Filho - Conheça esse autor

 

Caxingui é um bairro aqui da capital que muita gente não tem idéia da localização. Olha, passando pelo Shopping Center Eldorado, na Avenida Eusébio Matoso, atravessando a ponte do Rio Pinheiros, chega-se a um largo no bairro do Butantã, que antigamente era chamado de "paineira", tendo em vista lá haver uma destas espécies centenárias de árvores (hoje não existe mais).

Pois bem, ali do tal largo da Paineira sai a Avenida Professor Francisco Morato, a qual vai até o Município de Taboão da Serra, com saída para o Sul do país, através da perigosa BR 116. O Caxingui, senhores, fica ali a dois minutos da paineira do Butantã, no sentido da Avenida Professor Francisco Morato/BR116. Primeiro vem o Butantã, depois o Inst. Previdência, e aí vem o Caxingui, tendo no seu largo a Igreja de Santo Antonio, onde, em 24 de abril de 76, eu casei com a Silvana.

Os dois times amadores do Caxingui eram o Grêmio Mocidade, mais popular e famoso, e o time no qual jogava, o Nacional, time menos popular, porém de qualidade técnica igual ao outro citado. Eram dois timaços.

Em frente à igreja Santo Antonio tinha a Rua Três Irmãos, e as ruas do bairro eram: Sucuri, Bela Vista, Paulicéia, e aquela onde nasci, a Rua Quitanduba. Acho que hoje somente a Quitanduba e a Três Irmãos não tiveram seus nomes mudados.

O próprio Caxingui mesmo, de antigo só mantém o nome. Seu perfil hoje é o de um bairro totalmente diferente de outrora, o que não podia ser diferente, porque o progresso chegou ao Caxingui pra ficar mesmo. Tinha o Cine Caxingui ali na João Scaciotti, tinha a lagoa onde hoje são os prédios Vertentes, isto sem falar que, andando a pé, você vai do Caxingui até o campo do São Paulo em quinze minutos, no máximo.

Aliás, meu pai levava o meu irmão e a mim ao Morumbi para ver atletismo, antes mesmo da inauguração do estádio, que se deu em 2 de outubro de 60. Hoje tem lá o Shopping Butantã, que fica mais no Caxingui do que na Vila Sônia, orlando a Eliseu de Almeida.

Ali cresci, andei descalço nas ruas, só queria saber de jogar bola. Ali calcei chuteiras pela primeira vez, e ali me alfabetizei, e tive minhas primeiras namoradas.

Não há dia em que não tenho vontade de voltar e passear pelo Caxingui. Tudo mudou por lá. E quando, então, meu pai nos levava à Padaria Previdência de noite, para comprar as recém-lançadas rosquinhas de coco da São Luiz, anunciadas na TV?

Valeu, amigos. Aproveito e homenageio, aqui e agora, os saudosos Imada (técnico do Nacional), bem como os irmãos goleiros do Nacional, o Zé Luiz e o João Pregueiro. Abraço a todos!
 

 

Leia as Histórias

Você conhece o Caxingui?Autor(a): Francisco Lemmi Filho - Conheça esse autor

História publicada em 05/06/2007

Você passa em frente ao Shopping Eldorado, no sentido centro/bairro, atravessa a ponte do Rio Pinheiros, vai em frente, atravessa a Paineira do Butantã e pronto, você está entrando na Av.Prof.Francisco Morato... Dois quilometros adiante está o Caxingui, já na Rua Quitanduba. Ali, nasci, fui criado e vivi até os 26 anos de idade. Portanto, ali fui criado e até casei no Largo do Caxingui, na igreja de Santo Antonio, em 24/04/76. Se eu mencionar o bairro que vem após, a maioria já ouviu falar, mais quando eu falo em Caxingui, a maior parte nunca ouviu falar. Porque será? Se o Caxingui é mais próximo do centro do que o bairro seguinte que é a Vila Sônia? Hoje de Caxingui, só existe o nome. Os imóveis são todos novos. A faixa social do Caxingui hoje é diferente daquela do meu crescimento. Tudo mudou... no Caxingui haviam dois grandes times de várzea, o mais popular que era o Grêmio, e o mais simples era o que eu jogava, o Nacional. Qualquer dia destes, vou passear no Caxingui para reviver e lembrar de fatos marcantes da minha vida e a de meu irmão que tem 4 anos mais do que eu e que, também curti o Caxingui. Em tempo: minha escola chamava-se Grupo Escolar Senador Adolfo Gordo e ainda está lá no Caxingui, se não me engano, na Rua Julieta que era também a Rua da Fábrica de Roupas Regência que, por sua vez, fabricava confecções para importantes lojas de S.Paulo.