Guincho na Rodovia Anchieta

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GUINCHO NA ANCHIETA

 

 

Rod. Anchieta

São Paulo

 

Rodovia Anchieta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rodovia Anchieta ou anteriormente Via Anchieta[1] (SP-150) faz a ligação entre a capital paulista, São Paulo e a Baixada Santista onde fica o Porto de Santos, passando pelo ABC Paulista. É uma das vias de maior movimentação de pessoas e de mercadorias de todo o Brasil, bem como a Rodovia dos Imigrantes, que constitui o mesmo sistema da Via Anchieta, o Sistema Anchieta-Imigrantes. Faz parte do sistema BR-050, que liga São Paulo a Santos. A rodovia é o maior corredor de exportação da América Latina.

Índice

História[editar | editar código-fonte]

Essa rodovia foi autorizada em lei em 4 de janeiro de 1929[2] pelo presidente de São Paulo Júlio Prestes, foi iniciada em 1939[1] pelo interventor Adhemar Pereira de Barros e por ele concluída, quando governador do estado, em 1947.

Via Anchieta, pista sul em fase final de construção.

Vista da Rodovia Anchieta no Trecho de Serra.

Durante o período do Estado Novo, sob o governo do então presidente da República Getúlio Vargas, o projeto de construção de custos altíssimos levou o governo a considerar a obra desnecessária. Foi inaugurada em duas etapas: a pista norte em 1947 e a pista sul em 1953. A rodovia é considerada uma obra-prima da engenharia brasileira da época, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de túneis e viadutos. Em 1969, uma decisão do governo do estado de São Paulo concedia à Dersa, empresa estatal, o direito de explorar o uso da rodovia. Em 1972 são instalados os primeiros pedágios, ainda no trecho de São Bernardo do Campo. Em 29 de maio de 1998 a rodovia foi privatizada pelo então governador Mário Covas juntamente com a Rodovia dos Imigrantes através de uma licitação em que a empresa Ecovias, formada por um consórcio de empresas privadas, recebeu a concessão por um período de 20 anos para a operação e manutenção de todo o Sistema Anchieta-Imigrantes. Segundo dados da Dersa, de 1972 a 1998, quase 105 milhões de veículos passaram por seus pedágios.[carece de fontes]

Curva da Onça, situada no km 43 da pista descendente da Via Anchieta é o trecho mais perigoso do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), com altos índices de acidentes.

Trajeto[editar | editar código-fonte]

O trajeto da Via Anchieta cruza os seguintes municípios, todos no estado de São Paulo.

Km Município Região
10 São Paulo Grande São Paulo
18 São Bernardo do Campo
56 Cubatão Baixada Santista
65 Santos

A rodovia corta toda a cidade de São Bernardo do Campo.

Sistema Anchieta-Imigrantes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sistema Anchieta-Imigrantes

Operação Comboio[editar | editar código-fonte]

Em períodos de grandes trechos de neblina e baixa visibilidade, veículos da Ecovias e da Polícia Rodoviária Estadual tomam a dianteira dos veículos em todas as faixas e os fazem seguir o caminho em baixa velocidade, minimizando-se assim os riscos de acidentes.[3]

Bases Operacionais[editar | editar código-fonte]

A Ecovias disponibiliza aos usuários sete bases operacionais, que oferecem atendimento de emergência, auxílio mecânico, guinchos de plantão, sanitários e bebedouros. Elas estão localizadas, na Via Anchieta, no km 19 sentido capital e km 40 sentido litoral; na Imigrantes, no km 28 sentido litoral, km 56 sentido capital e km 62 sentido capital. As rodovias da Baixada contam com bases operacionais na altura das praças de pedágio, no km 250 da Cônego Domênico Rangoni e no km 280 da Padre Manoel da Nóbrega. Nos períodos de maior movimento, a concessionária disponibiliza também bases avançadas, montadas no Km 47 da pista norte da Rodovia dos Imigrantes, no km 40 da pista norte da Via Anchieta e no km 41 da pista sul da Imigrantes. [4]

Relato descritivo rodoviário[editar | editar código-fonte]

Localização do pedágio[editar | editar código-fonte]

Pedágio km Sentido Localidade Geocoordenadas
1 31 Sul Riacho Grande 23°47'21.78"S 46°31'10.41"W

Ver também[editar | editar código-fonte]