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A Rodovia Anchieta ou anteriormente Via Anchieta[1] (SP-150) faz a ligação entre a capital paulista, São Paulo e a Baixada Santista onde fica o Porto de Santos, passando pelo ABC Paulista. É uma das vias de maior movimentação de pessoas e de mercadorias de todo o Brasil, bem como a Rodovia dos Imigrantes, que constitui o mesmo sistema da Via Anchieta, o Sistema Anchieta-Imigrantes. Faz parte do sistema BR-050, que liga São Paulo a Santos. A rodovia é o maior corredor de exportação da América Latina.
Essa rodovia foi autorizada em lei em 4 de janeiro de 1929[2] pelo presidente de São Paulo Júlio Prestes, foi iniciada em 1939[1] pelo interventor Adhemar Pereira de Barros e por ele concluída, quando governador do estado, em 1947.
Via Anchieta, pista sul em fase final de construção.
Vista da Rodovia Anchieta no Trecho de Serra.
Durante o período do Estado Novo, sob o governo do então presidente da República Getúlio Vargas, o projeto de construção de custos altíssimos levou o governo a considerar a obra desnecessária. Foi inaugurada em duas etapas: a pista norte em 1947 e a pista sul em 1953. A rodovia é considerada uma obra-prima da engenharia brasileira da época, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de túneis e viadutos. Em 1969, uma decisão do governo do estado de São Paulo concedia à Dersa, empresa estatal, o direito de explorar o uso da rodovia. Em 1972 são instalados os primeiros pedágios, ainda no trecho de São Bernardo do Campo. Em 29 de maio de 1998 a rodovia foi privatizada pelo então governador Mário Covas juntamente com a Rodovia dos Imigrantes através de uma licitação em que a empresa Ecovias, formada por um consórcio de empresas privadas, recebeu a concessão por um período de 20 anos para a operação e manutenção de todo o Sistema Anchieta-Imigrantes. Segundo dados da Dersa, de 1972 a 1998, quase 105 milhões de veículos passaram por seus pedágios.[carece de fontes]
A Curva da Onça, situada no km 43 da pista descendente da Via Anchieta é o trecho mais perigoso do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), com altos índices de acidentes.
O trajeto da Via Anchieta cruza os seguintes municípios, todos no estado de São Paulo.
Km | Município | Região |
10 | São Paulo | Grande São Paulo |
18 | São Bernardo do Campo | |
56 | Cubatão | Baixada Santista |
65 | Santos |
A rodovia corta toda a cidade de São Bernardo do Campo.
Ver artigo principal: Sistema Anchieta-Imigrantes
Em períodos de grandes trechos de neblina e baixa visibilidade, veículos da Ecovias e da Polícia Rodoviária Estadual tomam a dianteira dos veículos em todas as faixas e os fazem seguir o caminho em baixa velocidade, minimizando-se assim os riscos de acidentes.[3]
A Ecovias disponibiliza aos usuários sete bases operacionais, que oferecem atendimento de emergência, auxílio mecânico, guinchos de plantão, sanitários e bebedouros. Elas estão localizadas, na Via Anchieta, no km 19 sentido capital e km 40 sentido litoral; na Imigrantes, no km 28 sentido litoral, km 56 sentido capital e km 62 sentido capital. As rodovias da Baixada contam com bases operacionais na altura das praças de pedágio, no km 250 da Cônego Domênico Rangoni e no km 280 da Padre Manoel da Nóbrega. Nos períodos de maior movimento, a concessionária disponibiliza também bases avançadas, montadas no Km 47 da pista norte da Rodovia dos Imigrantes, no km 40 da pista norte da Via Anchieta e no km 41 da pista sul da Imigrantes. [4]
Pedágio | km | Sentido | Localidade | Geocoordenadas |
---|---|---|---|---|
1 | 31 | Sul | Riacho Grande | 23°47'21.78"S 46°31'10.41"W |